sábado, 10 de novembro de 2007

Mas que bobagem, as rosas não falam

X-Tudo
Cacau

Em marketing, percepção é mais importante que realidade. Ficou conhecido no Brasil, o caso da Kaiser no Rio de Janeiro, que, num dado momento, acabou rejeitada pelo consumidor a ponto de ser, com o tempo, completamente alijada do mercado. Até hoje não encontrou o caminho de volta. Ora, quem conhece cerveja sabe que as cervejas Pielsen têm todas a mesma origem e, com pequenas exceções, são fabricadas mais ou menos do mesmo modo. Não há diferenciais relevantes de produto. Eu mesmo já conduzi alguns “blind tests” – os chamados testes cegos – entre as principais marcas de cerveja do país e, por curiosidade, da última vez, coloquei a mesma cerveja fazendo o papel da marca A, da marca B e da marca C. Precisavam ver. Ora idolatravam a A e detestavam a B, ora amavam de paixão a C e odiavam a A. Um espetáculo digno dos melhores picadeiros.

O que estou querendo dizer – mal comparando - é que, em épocas de eleição – salvo algumas poucas exceções – os candidatos meio que perdem a estribeira e tentam se fazer passar por criaturas tão cândidas quanto, digamos, Madre Tereza de Calcutá ou tão eloqüentes quanto Cícero no senado romano. Ficam ridículos. Há ainda os que se escondem atrás dos próprios gabinetes e os que tentam mudar as aparências na expectativa de, com isso, rejuvenescer a própria personalidade. No fundo, são todos mais ou menos da mesma origem. E poucos resistiriam a um teste cego. (tenho dúvidas se alguns encontrarão o caminho de volta).

Não adianta tapar o sol com a peneira. O povo, que definitivamente não é bobo, sabe separar o joio do trigo, o que é verdade do que é engodo, o que é puramente percepção do que nada tem a ver com a realidade. Sabe que estará sendo testado o tempo todo. Sabe que lhe estarão prometendo coisas mirabolantes como pencas de bananas e dúzias e dúzias de rosas. Mas que bobagem, as rosas não falam...
*Publicitário e jornalista

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