terça-feira, 3 de junho de 2008

Errata

A primeira grande errata

Claro que errar não é motivo de orgulho, mas não deixa de ser um ato que nos traz aprendizados. Neste momento, em que ameaça ser abalada a credibilidade e prestígio deste blog, mostramos que não é bem assim que agimos diante dos erros. Neste caso, não um erro de caráter de quem dirige o Lagos Alternativa, mas um erro de confiança.

Através de inúmeros comentários deixados para este editor, tomei conhecimento de um ato falho de um de nossos colaboradores, Everson Lyrio de Castro, que assina as críticas cinematográficas. Ficou comprovado que seus artigos eram provenientes de cópias feitas de outros sites da Internet, o que constitui plágio, um crime previsto pela lei de direitos autorais.

Estas linhas têm o objetivo aberto, sim, de se retratar, não apenas com os verdadeiros autores dos textos, mas principalmente com os leitores que os acompanham e também aos leitores assíduos do Lagos Alternativa. Isso porque eu, sinceramente, detestaria também ver alguém compilando os escritores que admiro e os colaboradores de nosso blog e assinando embaixo como pai da obra, em qualquer outro lugar. Mas antes disso, quero colocar algumas observações sobre o teor das críticas que recebi, muitas delas deselegantes e com o intuito de desmoralizar este editor, o blog e todos os demais que com ele colaboram.

Nos comentários postados, constam um bocado de ofensas pessoais, xingamentos, às vezes direcionados ao “autor” dos textos contestados, às vezes ao editor do blog, como esse, assinado por The Portal: “Quanto tirou no trabalho de escola pela "crítica"? Porque copiar o trabalho de outra pessoa mudando uma coisa ou outra e acrescentando introdução e conclusão eu fazia no primeiro grau, copiando a Barsa. Caso o plagiador (nunca jornalista, nem blogueiro) não apague este comentário, a verdadeira crítica pertence a Pablo Villaça, editor e crítico do Cinema em Cena (www.cinemaemcena.com.br) e pode ser encontrada aqui:
http://www.cinemaemcena.com.br/Ficha_filme.aspx?id_critica=7140&id_filme=95&aba=critica”.

Pois bem. Primeiro, sou, sim, jornalista, aliás, nasci em berço jornalístico, seguindo a profissão de meu pai. Quanto ao blog, tenho plena consciência da responsabilidade exigida para manter um na grande rede. Meu erro, no entanto, não foi de amadorismo, mal caratismo ou outro aspecto negativo. Foi, sim, de confiança. A pessoa que assinou os artigos é um amigo pessoal, por quem tenho muita amizade e respeito, e lamento muito passar por essa comprovada decepção. Ao tomar conhecimento de tais atos, a primeira providência foi tentar ouvi-lo, mas até o momento desta publicação, dele não consegui nenhuma declaração. Publiquei os textos em confiança, por ter lido outros escritos que me mostrava quando trabalhávamos juntos no jornal Folha dos Lagos, em Cabo Frio.

Outra observação: teve quem me acusasse de querer esconder os comentários. É bom lembrar a esses que a moderação deles é uma regra básica em quase todos os blogs e sites sérios de jornalismo, pois não podemos nos expor ao risco de publicar conteúdos que possam comprometer a credibilidade de nosso veículo de comunicação ou denegrir, mesmo que sem querer, a imagem de quem quer que seja. Podem ver, agora, que todos os comentários foram publicados, inclusive os ofensivos, sobre os quais vale mais uma observação: embora muitas vezes tenhamos razão quando reclamamos algo, é fácil perdê-la. O que quero dizer é simples. Muitos dos que deixaram seus comentários tinham razão para apontar a falha do colunista, e, por tabela, do blog, por não ter checado a autenticidade do texto (coisas que acontecem até nos mais renomados jornais, como o New York Times, por que não com um “bloguezinho” de meia dúzia de acesso ao dia).

Por fim, quero deixar aqui as minhas desculpas a todos, aos leitores do Lagos Alternativa, aos leitores dos autores que foram plagiados e principalmente aos verdadeiros autores dos textos. Só me abstenho de desculpar-me com àqueles que se apresentaram como anônimo, aproveitando para fazer pesadas ofensas se escondendo atrás deste recurso comum na Internet. A esse comentarista, resta dizer apenas que errar é natural. Estamos aqui, de cara aberta para bater. Meu e-mail está disponível ao público, o blog também, assim como meu nome verdadeiro e tudo o mais, porque não tenho medo do erro. Como editor do Lagos Alternativa, meu medo, sim, é de um dia me mostrar covarde de assumir abertamente, como faço agora, que errei. Neste caso, como já expliquei, meu erro foi confiar em quem errou. No entanto, mais feio do que cometer esse erro, caros colegas, é se esconder quando se está com a razão...

Forte abraço a todos!

Ps.: Os textos, com a permissão dos autores verdadeiros, serão republicados e assinados com as devidas correções, para que todos entendam o ocorrido. Além disso, serão mantidos os comentários, ainda que caluniosos, pois esses “excessos” também esperam retratação.
Thiago Freitas
(Editor do Lagos Alternativa)

7 comentários:

Anônimo disse...

Gostei mto do seu texto. Todos podemos errar. Eu mesma já cometi o erro de confiar demais. Isso, infelizmente, é algo que temos que nos deparar de tempos e tempos em nossa vida. Sou leitora do site Cinema em Cena há anos e fiquei bastante chateada com esta situação. Mas sempre é bom saber que existem pessoas de caráter que estão dispostas a vir a público e admitir erros e consertar os erros alheios... Parabéns. A partir de hj, este blog ganhou uma nova leitora

Anônimo disse...

Meu caro.
Bonito o gesto da retratação. Fizeste o que, imagino, estava ao teu alcance.
Erraste, contudo, ao debochar de quem escreveu errado nos comentários. Só pode fazer isso quem tem domínio da língua. E você, infelizmente, não tem, pois não é mal caratismo, é mau-caratismo, com U e com hífen.

Lagos Alternativa disse...

Não sei onde está o deboche, mas tudo bem.
Um erro de distração entre tantos acertos... Se é essa a sua forma de julgar o grau de domínio de uma língua, vou manter "mal caratismo" como está, em sua homenagem anônima. Agindo como de costume, atrás de um nada (sim, porque nem pseudônimo o senhor usa), parece ser mesmo uma pessoa, digamos, "do mal", o que se opõe a bem.

Fique com Deus, e que Ele continue te guardando nos erros que comete.

Lagos Alternativa disse...

Obrigado, Cintia. E parabéns pela sua grandeza humana de entender que só os erros nos ensinam; os acertos, na verdade, são frutos desse aprendizado.

Forte Abraço!
Paz e bem!

Unknown disse...

Trabalho com o Thiago (editor do blog) e conheço seus textos e seu caráter jornalístico. Sei da história e, como todos podem ver, o erro não foi dele. Seu único erro foi confiar num amigo que cometeu um grave erro. O problema é que as críticas e até ofensas estão atingindo a pessoa errada. O Everson (não o conheço) é que deveria estar respondendo por tudo, aliás ele que deveria ter escrito uma errata, postado neste blog e mandado uma cópia para o Pablo Villaça. Mas tenho certeza de que o bom senso prevalecerá e tudo será esclarecido, como já está sendo...

Valdea Abreu disse...

"Todo discurso é uma resposta a outros discursos, tanto os que já circularam socialmente e quanto aqueles que ainda vão circular a partir dele."(M.Bakhtin).
Nesse ambiente novo de interconexão aprenderemos com nossos erros e acertos, com nossas reflexões.O ambiente exige maior nitidez, transparência. O problema é que têm muitos textos na Internet que são camuflados, copiados. Há muita gente que ainda pensa o mundo das imagens de forma sombria, pouco expandida. O que aconteceu no seu blog foi uma "revolução do olhar", de acordo com o escritor Mário Rosa, no livro "A Reputação; na velocidade do pensamento". Você é um jovem jornalista que demosntra estilo de comunicação através do amor, do respeito, do reconhecimento e vivência da ética.

Valdea Abreu disse...

Adorei seu texto na coluna Informe dos Lagos (Jornal Folha dos Lagos) em homenagem ao dia da Língua Portuguesa (10 de junho). Antes que "Luis de Camões e Machado de Assis estremeçam" quero fazer a correção de digitação (agora podemos culpar o teclado) de uma palavra do texto que lhe enviei anteriormente: demonstra (prova mediante raciocínio concludente). Lembrando que a palavra concludente significa o que se conclui ou merece fé.
Obrigada! Paz e bem!